A disposição física das salas dos diversos setores da empresa, (fiscal, contábil, constituição, pessoal, de declaração de IR, arquivo, CPD, copa/cozinha e área de convivência) e a intercomunicação entre elas foi fundamental para que se atingisse a otimização máxima do Workflow .
O design de interiores, com projeto personalizado para cada ambiente e setor do escritório e detalhamento - mesas de trabalho, balcões, armários, arquivos, prateleiras, etc, também foram desenvolvidos pela Curvvo.
Uma particularidade do acesso ao mezanino do segundo piso foi a construção de uma linda escada com degraus metálicos engastados, com pisos de vidro.
Não tem como descrever a imensa satisfação de ver o projeto se tornar realidade, com tamanho desafio.
O projeto foi desenvolvido sob algumas premissas básicas que foram:
- Ter uma distribuição dos setores produtivos que permitisse e estimulasse a alteração dos processos internos e otimizasse o Workflow (fluxo de trabalho).
- Elaborar o projeto arquitetônico pensando nas técnicas construtivas, materiais e serviços que permitissem o levantamento do prédio, desde a sua fundação até o acabamento final, com instalação de revestimentos de parede, piso e pintura, isso tudo no mesmo local onde estivesse funcionando o escritório, com os 32 colaboradores trabalhando “dentro” da obra.
- Casamento do projeto e técnicas construtivas, utilizando-se os feriados, fins de semana e período noturno para executar os serviços de maior risco pois durante o horário comercial normal os colaboradores estavam em plena atividade no escritório.
Projeto do Edifício da “CGF Contabilidade” feito a partir de dois objetivos principais:- Ser referência em Servir de modelo a outros escritórios de contabilidade Brasil afora.
- Aumentar a produtividade e poder absorver novos clientes sem a necessidade de contratação de mais colaboradores.
Foi feito um trabalho de consultoria interna, com a verificação de todo o fluxo do trabalho desenvolvido, desde a chegada de documentos das empresas tomadoras de serviço (clientes), até a finalização de processamento das informações e obtenção de todos os resultados contábeis. Conseguimos também extrair novas formas de execução dos serviços e assim fazer a otimização máxima do Workflow.
A Curvvo executou a construção de acordo com o planejado, vencendo o desafio proposto. A CGF Contabilidade tornou-se referência para a cidade com a beleza da sua arquitetura externa e interna. Também foi motivo de visitas por outros Contabilistas para obterem maior produtividade em seus escritórios.
O trabalho de consultoria para a locação e otimização do CPD, permitiu ao proprietário do escritório a inovação de dois processos:O primeiro foi o processo de chegada dos documentos a serem trabalhados pela CGF. A forma de obtenção das informações contábeis, que eram todas levadas fisicamente à contabilidade para serem processadas, passaram a ser quase todas lançadas remotamente pela própria empresa tomadora dos serviços contábeis. Para isso foram destacados funcionários da CGF até os clientes para treinarem o pessoal responsável pela juntada das informações contábeis desses clientes (otimização de fluxo de pessoas e documentos).
O segundo foi o processo de armazenamento de documentos fiscais e contábeis e seus resultados. Todos os documentos físicos para processamento e os documentos produzidos, ao final do exercício contábil eram etiquetados, colocados em caixas de armazenamento de arquivos e entregues aos clientes, para que estes fossem os guardadores dos seus próprios documentos contábeis durante o período exigido por lei.
Todo o trabalho de consultoria foi fundamental para se conseguir um projeto arquitetônico único, próprio e arrojado, tornando-se um marco para os projetos comerciais que se seguiram na cidade de Sinop.
A fachada da edificação de formas contemporâneas executada com técnicas e materiais muito utilizados até hoje em edificações comerciais e residenciais, foi a primeira em Mato Grosso em “Structural Glazing System”, sistema que utiliza vidros laminados e placas de ACM (Aluminum Composite Material).
O vidro laminado é considerado um ítem de segurança quando utilizado em fachadas, guarda-corpo, brises, etc., por ser preparado a partir de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Podem ser fabricados em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, número e tons dessas películas ou resinas.
Salientando que o ACM é composto por duas chapas externas de alumínio tratadas com um núcleo de polietileno, pintadas eletrostaticamente em várias cores, com tratamento fosco, acetinado e brilhante.